sexta-feira, 9 de abril de 2010

El viaje a Cuba




A experiência de uma viagem a Cuba começa antes mesmo de se obter o visto de turista. Basta comentar com amigos e conhecidos. Ninguém fica indiferente.
As praias são maravilhosas, meu primo esteve em Varadero, vi umas fotos que você não acredita. É, e o sistema de saúde é avançado, é pra todo mundo; diz que não tem criança na rua, essa miséria ali, no sinal de trânsito. Vai nessa, aquilo é um miserê danado, não foi o Brecht mesmo que falou que o socialismo, em vez de ser a divisão igualitária da riqueza, era a divisão da pobreza para todos? E ainda por cima, uma ditadura. E homofóbica! Você não viu aquele filme? Qual, Morango e Chocolate? Também, mas eu tava falando de outro, daquele que... É mesmo, tinha esquecido, aquele do poeta gay que é preso em campos de concentração, né? Esse mesmo, depois ele consegue emigrar, mas morre de Aids em Nova York. Tristeza, hein, e você vai pra lá? Mas aquele filme é ruinzinho, hein? Você não achou? Só escapa o Javier Bardem! O filme não sei, mas dizem que o poeta era bom. Nunca li. Como se chamava mesmo? Ah, não lembro, acho que era Reynaldo qualquer coisa... Arenas, não era isso? Pois é, barra pesada, será que ainda é assim por lá? Claro que é, você não viu aquele dissidente, o cara morreu em greve de fome... É, mas em Guantánamo os americanos também... Não, imagina, isso foi no passado, mudou tudo, os caras em Cuba tão a ponto de aprovar casamento gay! Vai nessa... Ah, mas tem a música, aquilo é sensacional! Em Cuba você deve escutar música da melhor qualidade em todo lugar, quem não gosta do Buena Vista? E tem a Omara, parece que ela é a única que tá viva. É, ela veio no ano passado aqui em Curitiba, cantou com a Bethânia, eu não vi, disseram que foi lindo. E os drinks, então, deve ser o paraíso! "Mi mojito en la Bodeguita, mi daiquiri en el Floridita", não era assim a frase do Hemingway?
Sim, Cuba é tudo isso; não, Cuba não é nada disso; Cuba é muito mais, às vezes também é muito menos. Jano bifronte, para cada maravilha um senão, e vice-versa. Nisso que agora escrevo e em tudo mais que venha a escrever sobre Cuba devo muitíssimo à Maria Rita, que me ensinou a fazer 'esta' viagem (e muitas outras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário